quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ATIVIDADES DO CURSO TICS



ATIVIDADE 3.5-CONCEITUANDO CURRÍCULO
Segundo a UNESCO (2004, p. 13) o currículo é constituído pelo :
‘que é aprendido e ensinado (contexto); como é oferecido (métodos de ensino e aprendizagem); como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos usados (ex. livros usados para ministrar os conteúdos e para o processo ensino-aprendizagem). O currículo formal [baseia-se] em um conjunto de objetivos e resultados previstos (.), o informal ou currículo oculto [diz respeito] à aprendizagem não planejada que ocorre nas salas de aula, nos espaços da escola ou quando os estudantes interagem com ou sem a presença do professor(a).’
Muitas discussões têm sido feitas em relação ao currículo escolar, buscando destacar que ele não é meramente uma listagem de conteúdos ou uma especificação em documento que apresenta todos os objetivos, disciplinas, conteúdos e temas a serem tratados na escola.
Um currículo resulta de escolhas que devem levar em conta não apenas “o que” deve ser ensinado e “como” deve ser ensinado, mas principalmente “por que” este conhecimento deve ser ensinado. O que levou a opção por estes e não por outros conhecimentos? Quais são os interesses que estão por trás dessas escolhas?
O currículo precisa ser entendido como um processo de construção social, atravessado por relações de poder “que fizeram e fazem com que tenhamos esta definição determinada de currículo e não outra, que fizeram e fazem com que o currículo inclua um tipo determinado de conhecimento e não outro” (Silva 2002, p. 135)
O currículo vigente na maioria das escolas caracteriza-se pela fragmentação, pela descontextualização e pela irrelevância.
Os conhecimentos são trabalhados em partes, cada disciplina não estabelece relações com as outras e até dentro da mesma área não há uma abordagem sistêmica, com vistas à integração e à percepção de que todas as coisas estão interligadas e o que acontece em uma parte reflete no todo e vice-versa.
Trabalha-se com fenômenos isolados e apresentados fora de um contexto histórico, social, político, cultural e fora da realidade dos/as estudantes. De modo geral, esse currículo desconsidera a diversidade cultural, privilegiando visões de mundo hegemônicas.
Considerando que somos constituídos por aquilo que vemos, lemos, falamos, ouvimos, vestimos e considerando que esses discursos produzem nossas identidades, precisamos buscar outras construções curriculares, que incorporem a diversidade cultural, as questões de gênero, credo, etnia, classe social, sexualidade, corpo, consumo e ambiente, buscando compartilhar saberes e (re)construir significados.

ATIVIDADE  4.2- PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESOR
Navegando no Portal do professor o usuário encontra varias ferramentas que o auxiliam no seu dia a dia de professor,estudante e pesquisador.
Sugiro alguns links que achei interessante não so para o professor mais para a escola.
Colegas este blog e muito legal tem o passo a passo para você  criar o OpenShot Video Editor é um editor de vídeos completo para usuários do sistema Linux.Tem muitos links aqui neste blog e eu recomendo que vocês deem uma olhadinha para que tiver interesse para trabalhar com vídeos na escola.Ai vai o endereço:
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ATIVIDADE 4.3 RELATO DE EXPERIENCIA COM O USO DE MIDIA NA EDUCAÇAO.
Irei relatar brevemente a minha experiência nas duas escolas em que trabalho. A primeira possui internet e os professores podem e fazem uso da sala de informática, do data show,câmera fotográfica,filmadora,som,TV e DVD etc, quando assim necessitam como ferramentas em suas aulas.Já na outra escola devido os computadores da sala de informática não estarem conectados à internet, os professores encaminharam atividades de pesquisa para que os alunos pudessem fazê-las em Lan Houses ou em casa para aqueles que possuem internet. O problema é que, ao invés de fazerem uma seleção e análise crítica das informações, colhendo aquelas que melhor atendessem as necessidades, os discentes fizeram um apanhado de quase tudo que encontraram pela frente e repassaram para os professores que, nesse caso, consideraram o trabalho válido. Analisando porque isso ocorre eu atribuo ao fato do aluno não ter sido orientado corretamente na sala apropriada para que ele soubesse como fazer uma pesquisa,ter um roteiro.
Assim, a internet que poderia ser uma ferramenta valiosa de uso pedagógico, já que se encontra associada ao cotidiano da maioria dos estudantes, restringe-se ao simples uso, empobrecendo, assim, tal situação de aprendizagem. Isso porque nem os professores estão a par do uso das novas tecnologias e de como adequá-las a sua prática, nem a escola dispõe de internet para que os alunos possam realizar o trabalho tendo melhor orientação e esclarecimentos.As demais tecnologias são utilizadas e quero deixar claro que o trabalho vem sendo desenvolvido mesmo sem internet na escola pois esta não e a única ferramenta que dispomos para nossas aulas.

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