Componente Curricular: Interdisciplinar
Modalidade/ Nível de Ensino: 5º Ano do Ensino fundamental.
Número de alunos: 27
Dados da Aula
Modalidade/ Nível de Ensino: 5º Ano do Ensino fundamental.
Número de alunos: 27
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com este projeto:
Conhecer algumas plantas medicinais da Amazônia; Despertar
amor e respeito pelas plantas, Saber as aplicabilidades das plantas em nossa
região (Norte), Interessar-se pelo conhecimento das plantas, sementes, raízes,
folhas, caules e etc.
Duração da atividade:
1 bimestre.
Duração da atividade:
1 bimestre.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os
alunos:
Problematizar o assunto que
foi escolhido pelos alunos conforme a curiosidade que surgiu.O assunto mais
votado será o que os alunos irão desenvolver o projeto de aprendizagem.O mais
votado foi plantas medicinais.
Þ Conversa com os alunos sobre plantas com qualidades curativas;
Þ Pesquisa dos alunos com os familiares sobre as plantas medicinais que conhecem;
Þ Produção textual a respeito do conhecimento sobre plantas medicinais;
Þ Realizar pesquisas no Laboratório de Informática a sobre o conteúdo;
Þ Dividir os alunos em grupos,fazer anotações de nomes populares das plantas, seu uso, nomes científicos, modo de usar. (posologia)
Þ Conversa com os alunos sobre plantas com qualidades curativas;
Þ Pesquisa dos alunos com os familiares sobre as plantas medicinais que conhecem;
Þ Produção textual a respeito do conhecimento sobre plantas medicinais;
Þ Realizar pesquisas no Laboratório de Informática a sobre o conteúdo;
Þ Dividir os alunos em grupos,fazer anotações de nomes populares das plantas, seu uso, nomes científicos, modo de usar. (posologia)
Estratégias:
Confecção de painéis, cartazes, destacando a
importância de algumas plantas medicinais da Amazônia; os alunos realizarão por
intermédio de seminários apresentação das descobertas feitas através das
consultas, realizar pesquisas diversas e montar um pequeno livro sobre plantas
medicinais,a turma fará uma coleta de plantas na comunidade para realizar o dia
do chá; os alunos deverão preparar diferentes chás para serem saboreados,confeccionar
um painel para a divulgação de receitas de remédios caseiros (Destacar as
principais plantas (ervas) medicinais).
Todas as atividades serão
descritas em um diário de bordo por cada aluno e este terá a liberdade de
fotografar todas as atividade e fazer pequenos vídeos.
Tecnologias e mídias utilizadas:
Computador (foi utilizado
para pesquisas, desenhos, atividades como caça palavras, cruzadinhas,produção
de desenhos e historinhas),celular,câmera fotográfica,televisão,data show,DVD,
etc.
Avaliação:
A avaliação
deverá ser contínua, sera observado a participação e envolvimento de cada
aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas,
se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos de casa, se colaboraram com os
outros colegas para que o projeto fosse concluído com êxito. Na medida em que
eu for percebendo as dificuldades, tanto minha, quanto dos alunos, irei
melhorando a metodologia para um melhor resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário