Proposta Pedagógica A utilização dos Recursos de Tecnologia Educacional
em nossas escolas deve acontecer na ação pedagógica, de forma
contextualizada no desenvolvimento de Projetos. Não basta introduzir os
recursos na escola, mas faz-se necessário discutir e orientar sobre os
métodos e técnicas de sua utilização, do ponto de vista pedagógico.
http://www.slideshare.net/marise/marise-brandao.
“TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO”: Professores da rede estadual de ensino receberão tablets educacionais.
A tecnologia está cada vez mais presente na vida
dos brasileiros. Na área educacional não poderia ser diferente. A cada
dia surgem novas ferramentas a serviço da Educação. E em busca de
facilitar o processo da inclusão tecnológica, professores que atuam na
rede estadual de ensino receberão tablets educacionais de sete
polegadas.
As particularidades das escritas silábico-alfabéticas.
A evolução da escrita silábico-alfabética para a
alfabética é repleta de especificidades. Conhecê-las é fundamental para
avaliar adequadamente o desenvolvimento dos alunos e melhor ajudá-los a
avançar
Danielle selecionou dois pares de nomes de animais que começam com C e
terminam com a mesma letra. Dessa forma, leva o aluno a buscar outro
índice gráfico que não só a letra inicial e a final.
Imagine-se numa sala de concertos, apreciando uma orquestra, com
violinos, trombones, violoncelos e flautas, entre outros instrumentos.
Você seria capaz de distinguir entre os sons produzidos pelos de sopro e
os de corda? A maioria dos leigos em música considera isso difícil. Da
mesma forma, identificar os sons que compõem uma sílaba é uma tarefa
complexa para os alunos que estão na transição da hipótese de escrita
silábica para a silábico-alfabética. Essa analogia foi feita pela
psicolinguista argentina Emilia Ferreiro, que sintetizou as conclusões a
que chegaram pesquisadores por ela orientados no recente artigo A Desestabilização das Escritas Silábicas: Alternâncias e Desordem com Pertinência.
Veja reportagem completa em:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/particularidades-escritas-silabico-alfabeticas-683014.shtml
TECNOLOGIA
A tecnologia precisa estar presente na sala de aula
Pesquisadora da PUC-SP alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas.
"A tecnologia precisa estar à mão para a produção de conhecimento dos
alunos à medida que surja a necessidade", diz a professora Maria
Elizabeth Bianconcini de Almeida".
Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico
é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares.
A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e
docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). VEJA REPORTAGEM COMPLETA EM:
Neste vídeo o maestro Edilson Venturelli, da Orquestra Sinfônica
Heliópolis, e os alunos do Instituto Baccarelli, em São Paulo, mostram
como funciona uma orquestra e explicam a origem e a mecânica de cada um
dos instrumentos que a compõem (os violinos, violas, violoncelos e
contrabaixos na família das cordas; os trompetes, trompas, trombones e
tuba na família nos metais; as flautas, fagotes e oboés na família das
madeiras e os instrumentos de percussão).
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